Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA ALGUNS ALIMENTOS RICOS EM ANTI-OXIDANTES

Conheça alguns alimentos ricos em antioxidantes




Frutas vermelhas: "Também conhecidas como berries, são consideradas frutas nobres pelo sabor peculiar e por conter antioxidantes", diz a nutricionista Marcella Quattrucci, do Seletti Culinária Saudável. No Brasil, a mais comum é o morango, mas também é possível encontrar nos mercados polpas congeladas de amora e sucos de cranberry, entre outras. Um dos seus principais antioxidantes são as antocianinas, que auxiliam na manutenção da saúde, prevenção de doenças crônicas como diabetes e doenças do coração e agem contra os danos ao cérebro naturais da idade, explica Quattrucci.


Uva: recomendada por Rafaela Isis Allevato, nutricionista do Hospital San Paolo, é uma fruta rica em potássio, nos chamados flavonoides e no resveratrol, poderoso antioxidante que aumenta os níveis do colesterol HDL e reduz os níveis de pressão arterial, protegendo o coração e todo o sistema circulatório.


Frutas cítricas: laranjas, mexericas, limões e acerolas são indicados por Rafaela Isis Allevato, nutricionista do Hospital San Paolo, por conterem vitamina C e fenólicos, compostos com uma forte característica antioxidante.


Tomate: alimento que se destaca por apresentar uma combinação de betacaroteno com o antioxidante chamado de licopeno, que diminui o risco de cânceres de bexiga, pulmão, próstata, estômago e pele, assim como de problemas coronarianos



Grãos integrais: são alimentos muito saudáveis por três razões, diz Marcella Quattrucci, nutricionista do Seletti Culinária Saudável: as fibras solúveis contribuem para a regulação dos níveis de açúcar e gordura no sangue e saciedade; as fibras insolúveis regulam o funcionamento do intestino; contam com antioxidantes, sobretudo os polifenóis, que atuam na prevenção de doenças como diabetes e pressão alta, além de exercerem um efeito protetor no fígado e no pulmão, e combaterem os danos naturais do sistema nervoso.



Salmão: contém ácidos graxos essenciais ômega-6 e ômega-3. "Esses ácidos graxos fazem parte de todas as células do corpo, colaboram com o funcionamento do sistema de defesa e nervoso, com o equilíbrio do colesterol e ainda podem auxiliar na prevenção de doenças do coração e câncer", explica Marcella Quattrucci, nutricionista do Seletti Culinária Saudável.


Maçã: contém boas quantidades de duas substâncias antioxidantes: os polifenóis (que atuam na prevenção de doenças como diabetes e pressão alta, protegem o fígado e o pulmão, e combatem os danos naturais do sistema nervoso) e a vitamina C (que fortalece o sistema imunológico e previne o câncer).




Brócolis: contém diversos elementos antioxidantes, como o betacaroteno, as vitaminas A, C, E e o selênio. Como as demais hortaliças com cor verde escura, ainda é rico em magnésio, mineral essencial para a fixação do cálcio no tecido ósseo, e que ajuda na formação da serotonina, um neurotransmissor que melhora a sensação de bem estar.


Banana: indicada por Rafaela Isis Allevato, nutricionista do Hospital San Paolo, como um dos principais alimentos com ação antioxidante, a banana é rica em vitaminas C e B, e em minerais como potássio, zinco, selênio, entre outros nutrientes.


Milho: alimento versátil, o milho pode ser consumido cozido, em forma de pipoca, como pamonha, canjica, bolo etc. Rico em amidos e proteínas contém altas concentrações do antioxidante conhecido como polifenol, que previne diabetes, pressão alta, problemas do fígado e do pulmão, e ainda combate os danos naturais do sistema nervoso, segundo explica Marcella Quattrucci, nutricionista do Seletti Culinária Saudável.


 Repolho: ótima fonte de vitamina C, o repolho também é rico em vitamina A e B6, em ferro, potássio, cálcio, magnésio, fibras, além de polifenóis (substância antioxidante). A variedade roxa é a que concentra mais antioxidantes.


Beterraba: é um alimento altamente nutritivo, rico em vitamina C, ferro e ácido fólico, indicado no combate à anemia e no fortalecimento do sistema imunológico. Contém ainda o antioxidante antocianina, que ajuda a prevenir diabetes, cardiopatias e age contra os danos ao cérebro naturais da idade.



Soja: segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente a Abran, o consumo regular de soja é recomendado, pois reduz o risco de doenças do coração, diminui os níveis do mau colesterol (o LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL). O componente responsável por tudo isso é conhecido como isoflavona, um tipo de antioxidante.


Cebola: seu consumo traz tantos benefícios à saúde que ela recebeu o título de alimento funcional, explica Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Entre outros nutrientes, é rica em quercetina, um antioxidante do tipo flavonoide com poder anti-inflatório, analgésico, que combate úlceras, diabetes e diversos tipos de cânceres


Alho: outro alimento bem comum nas cozinhas brasileiras e cheio de propriedades benéficas, diz o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Abran. A principal ação antioxidante vem da alicina, que também dá ao alho seu cheiro tão característico. O consumo de alho ajuda a melhorar a circulação sanguínea, diminuir a formação de trombos, inibir a formação de catarata, além de prevenir diversos tipos de câncer e doenças ligadas ao envelhecimento cerebral             


Fonte:http://noticias.uol.com.br/saude/album/2012/09/20/


Postagens mais visitadas deste blog

DIETA DA GOJI BERRY EMAGRECE ATÉ 2 KILOS POR SEMANA : O NOVO SUPERALIMENTO DA MODA

Goji berry ajuda a queimar calorias / Foto: Shutterstock

Dieta da goji berry emagrece até 2 kg por semana
publicado em 30 de de agosto 2012 por Helena Dias Por Naiara Albuquerque
A goji berry ainda é uma novidade em terras tupiniquins, mas há milhares de anos a fruta é cultivada e adorada pelos orientais. Os chineses, por exemplo, gostam tanto dela que  organizam festivais anuais e até ergueram uma estátua em homenagem ao cultivo das árvores dagoji berry. O produto, originário da região sul da Ásia – China, Tibete e Índia –, começa a ganhar adeptos por aqui de olho nos componentes naturais que ajudam a queimar a gordura acumulada nas regiões dabarriga, da coxa, do bumbum e dos culotes, evitam o envelhecimento precoce da pele e ainda aumentam a imunidade. Com uma lista de propriedades enorme, ela se destaca pela alta concentração de vitaminas: cada 100 gramas, ou 1 xícara (chá), de goji seca contém 2.500 miligramas de vitamina C, uma quantidade 50 vezes maior que uma laranja. Para comprovar o…

MACA PERUANA E FERTILIDADE

Maca Peruana para melhorar a fertilidade?
Você já ouviu falar em Maca Peruana? Não! Pois bem, a Maca peruana é uma planta originária dos Andes, que parece um rabanete e cresce no alto das cordilheiras. Acredita-se que esta planta, cujas plantações sobrevivem em ambiente inóspito por cerca de 500 anos, tem uma boa ação como fortificante, revitalizante e aumenta a fertilidade das pessoas que a consome. Infelizmente ainda são poucos os estudos científicos comprovando os efeitos benéficos da Maca, entre eles estaria também o seu efeito como hipoglicemiante, tendo em vista que trata-se de uma planta rica em fibras. Segundo o endocrinologista Gustavo Gonzales, que tem a maioria dos artigos publicados sobre a maca, afirma que a planta tem realmente um bom potencial como afrodisíaco, mas que vai além, aumentando a contagem de espermatozoides nos machos e diminui a mortalidade dos embriões em fêmeas, ou seja, aumenta a FERTILIDADE. A maca é muito indicada para as pessoas que sofrem com a falta de…

SUPER-ALIMENTOS-ALIMENTAR-SE PARA REJUVENESCER-DAVID WOLFE

Por David Wolfe
Ontário - Canadá - Agosto 2010
Meu contato com o mundo da jardinagem usando pó de rochas moídas me mostrou pela primeira vez a conexão entre saúde, longevidade e minerais. A idéia básica é que a qualidade dos minerais determina a qualidade da consciência de quem vive e se alimenta dos produtos do solo. Se vivermos em um solo deficiente em minerais, então é provável que soframos de pensamentos deficientes em minerais. Na verdade, toda a população provavelmente sofre de inúmeras maneiras invisíveis, até que nos tornamos conscientes do "fator mineral" na saúde. Esta idéia alterou o sentido da minha vida. Eu estava ansioso, não só para experimentar novos alimentos que contivessem mais e melhores minerais, mas também impaciente para começar a cultivar alimentos em solos contendo todos os minerais necessários para uma vida saudável. Isso foi há 20 anos e o meu entusiasmo nunca tem diminuído. Eu estou mais animado com os minerais agora do que nunca antes. Durante min…