Pular para o conteúdo principal

ALIMENTOS CAMPEÕES DO ANTI-ENVELHECIMENTO

Romã em feira na Índia

Romã em feira: fruta é uma rica fonte de vitaminas,
minerais, fibras, compostos bioativos como taninos
e flavonóides, responsáveis pela ação antioxidante

Alimentos campeões do anti-envelhecimento

Uma boa alimentação, acompanhada de sucos ricos em antioxidantes, pode ajudar a retardar os sinais de envelhecimento da pele.

Encontrar soluções para atrasar os sinais de envelhecimento da pele é uma grande preocupação de diversas mulheres, principalmente entre os 30 e 50 anos, quando essas temíveis marcas de expressão se tornam mais aparentes.
 
O que muitas desconhecem, porém, é que uma boa alimentação, acompanhada de sucos ricos em antioxidantes, pode ajudar a retardar esses problemas e proporcionar outros benefícios para melhorar o funcionamento do organismo, como prevenir doenças cardiovasculares, atuar no combate a infecções e estimular a renovação do sistema imunológico.
Para avaliar a eficiência de algumas bebidas, os fabricantes de sucos têm enviado seus produtos para análises laboratoriais para indicação do índice ORAC, que determina capacidade antioxidante dos alimentos (inibição de radicais livres nas células). "Em caráter comparativo, seria necessário o consumo de 1039,3g de suco de açaí e 778,5g de suco de mirtilo para alcançar o mesmo ORAC de apenas 100g de suco de cranberry com alta concentração da fruta," explica a nutricionista Andréia Naves, da VP Consultoria Nutricional.
Confira abaixo a lista dos alimentos mais indicados para combater os sinais de envelhecimento da pele, feita pela nutricionista Rafaela Isis Reis Allevato, do Hospital San Paolo:
1 Cranberry e a romã são ricas fontes de vitaminas, minerais, fibras, compostos bioativos como taninos e flavonóides, responsáveis pela ação antioxidante.
2 A uva também é recomendada por conter compostos flavonóide
3 Frutas cítricas como as laranjas são indicadas por conter fenólicos, composto bioativo que age como antioxidante.
4 O tomate também está na lista por conter betacaroteno.
5 A maçã aparece também porque contém grande quantidade de polifenois e vitamina C.
Por isso, enriquecer as dietas alimentares com sucos funcionais tem sido uma recomendação frequente dos especialistas para a prevenção de doenças e melhorar o funcionamento do organismo humano. Segundo a nutricionista Andréia Naves, as frutas como ameixa, cranberry e romã são fontes de nutrientes benéficos ao organismo.
"Essas bebidas contribuem, por exemplo, para a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, e outras cardiovasculares, além de diabetes, hipercolesterolemia, resistência à insulina, obesidade e câncer," afirma.
De acordo com a especialista, o cranberry contém vitaminas (principalmente a tipo C), minerais, fibras dietéticas e compostos bioativos, como flavonoides e taninos, que são muito recomendados para a prevenção de infecções do trato genitourinário. "Esse fruto é uma das maiores fontes de flavonoides, que apresentam diversos efeitos positivos, como a redução do risco de doenças cardiovasculares, atividade anticâncer, anti-inflamatória, imunomoduladora, hepatoprotetora e antioxidante," explica.
Andréia explica também que a ameixa contém fenólicos e proantocianidinas, que atribuem à fruta significativo poder antioxidante e previne danos às células, como envelhecimento precoce e o agravamento de cânceres. "Por conter fibras, essa fruta ajuda na integridade intestinal e no processo de emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade, além de reduzir o colesterol sanguíneo e controlar a glicemia," diz.
A nutricionista ressalta as pesquisas que apontam a eficiência do suco de romã pela ação antioxidante e por conter minerais, como magnésio, zinco e selênio. "Além disso, essa fruta contém atividade anti-inflamatória, anticâncer, antimicrobiana e anti-helmíntica (fármacos que expelem vermes do trato gastrointestinal),"
 
Fonte:http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/saude/noticias/alimentos-campeoes-do-antienvelhecimento?page=1

Postagens mais visitadas deste blog

DIETA DA GOJI BERRY EMAGRECE ATÉ 2 KILOS POR SEMANA : O NOVO SUPERALIMENTO DA MODA

Goji berry ajuda a queimar calorias / Foto: Shutterstock

Dieta da goji berry emagrece até 2 kg por semana
publicado em 30 de de agosto 2012 por Helena Dias Por Naiara Albuquerque
A goji berry ainda é uma novidade em terras tupiniquins, mas há milhares de anos a fruta é cultivada e adorada pelos orientais. Os chineses, por exemplo, gostam tanto dela que  organizam festivais anuais e até ergueram uma estátua em homenagem ao cultivo das árvores dagoji berry. O produto, originário da região sul da Ásia – China, Tibete e Índia –, começa a ganhar adeptos por aqui de olho nos componentes naturais que ajudam a queimar a gordura acumulada nas regiões dabarriga, da coxa, do bumbum e dos culotes, evitam o envelhecimento precoce da pele e ainda aumentam a imunidade. Com uma lista de propriedades enorme, ela se destaca pela alta concentração de vitaminas: cada 100 gramas, ou 1 xícara (chá), de goji seca contém 2.500 miligramas de vitamina C, uma quantidade 50 vezes maior que uma laranja. Para comprovar o…

MACA PERUANA E FERTILIDADE

Maca Peruana para melhorar a fertilidade?
Você já ouviu falar em Maca Peruana? Não! Pois bem, a Maca peruana é uma planta originária dos Andes, que parece um rabanete e cresce no alto das cordilheiras. Acredita-se que esta planta, cujas plantações sobrevivem em ambiente inóspito por cerca de 500 anos, tem uma boa ação como fortificante, revitalizante e aumenta a fertilidade das pessoas que a consome. Infelizmente ainda são poucos os estudos científicos comprovando os efeitos benéficos da Maca, entre eles estaria também o seu efeito como hipoglicemiante, tendo em vista que trata-se de uma planta rica em fibras. Segundo o endocrinologista Gustavo Gonzales, que tem a maioria dos artigos publicados sobre a maca, afirma que a planta tem realmente um bom potencial como afrodisíaco, mas que vai além, aumentando a contagem de espermatozoides nos machos e diminui a mortalidade dos embriões em fêmeas, ou seja, aumenta a FERTILIDADE. A maca é muito indicada para as pessoas que sofrem com a falta de…

AS MÚLTIPLAS FUNÇÕES DA MACA

Recém- chegada no Brasil, a Maca é o nutritivo superalimento dos Andes
e já está disponível na Mundo Verde
O elevado valor nutricional faz da Maca Peruana um poderoso superalimento, com alto teor de carboidratos, fibras, proteínas, lipídeos (ácido linolênico, ácido palmítico e ácido oleico), minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio e ferro, e vitaminas B1, B2, C e E. O tubérculo com formato semelhante ao do rabanete é um dos alimentos mais nutritivos que existem. “Os diversos nutrientes do Ginseng do Andes, como também é conhecido este superfood, atuam na prevenção e tratamento de algumas doenças”, afirma Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde. A maca é nativa do local com menos quantidade de vegetação e mais alto da Cordilheira dos Andes, extraída de uma altitude superior a 4 km, onde as temperaturas são extremas – com calor intenso pela manhã a noites frias com geadas e ventanias, e o oxigênio é escasso. Auxilia na prevenção e tratamento de doenças card…