Pular para o conteúdo principal

BERRRIES : SABOR E BENEFÍCIOS PARA SUA SAÚDE


Berries: sabor e benefícios a favor da sua saúde

As berries ou frutas vermelhas (e roxas e rosas...) como são mais conhecidas, além de saborosas são muitobenéficas à saúde. Se você ainda não as conhece, não perca tempo, esse é o momento para saber tudo o que elas têm para lhe oferecer. Muitas dessas frutas são provenientes da Europa e América do Norte. 

No Brasil algumas são cultivadas na região Sul do país. “Estão conquistando médicos e consumidores brasileiros por conta dos benefícios que podem trazer para a beleza, como retardar o envelhecimento e amenizar os danos à pele causados pelo sol”, conta a Dra. Suzete Motta, médica com formação em medicina esportiva (SP).

Motta explica que as berries são ricas em substâncias com efeito antioxidante, antineurodegenerativo e anti-inflamatório. "Essas frutinhas, pequenas e azedinhas, contém compostos fenólicos, como as antocianinas, flavonóis, flavonóides e proantocianidinas, que agem evitando ou amenizando danos oxidativos no corpo humano, inclusive na pele", acrescenta.

especialista relata quais são as suas propriedades, para que você conheça e aposte suas fichas nesses frutos:

Blueberry (mirtilo)
É rico em antioxidantes e fibras que ajudam a retardar o envelhecimento da pele, estimular a produção de colágeno e é indicado para controlar a hipertensão e ajudar na memória. 

Raspberry (framboesa)
Contém fibras, vitamina C e K, cálcio, magnésio e ácido fólico, indicado para as grávidas. O efeito antioxidante de todas essas vitaminas combinadas traz benefícios não só para a pele como para as articulações, aliviando doenças, como a artrite. 

Cranberry (Oxicoco)
Com alta concentração de vitamina C, protocianidina A e substâncias antioxidantes têm como principal indicaçãomédica a prevenção de infecções urinárias. Na beleza, é também uma das mais presentes, junto com o açaí, em produtos cosméticos.

Strawberry (morango)
Tem vitaminas C e K em alta concentração, além de fibras, flavonóides, ajuda no controle da hipertensão e de doenças cardiovasculares. 

Açaí (ou Açaí Berry)
Possui um dos maiores níveis de antioxidantes, além de vitaminas, açúcares essenciais, bioflavonóides e óleos emolientes. Um dos mais comuns, junto com o cranberry, nas fórmulas de cosméticos, além de apresentar propriedades anticancerígenas. 

De acordo com o Dr. André Veinert, nutrólogo (SP) esses frutos são recomendados para todas as pessoas, desde a infância até a terceira idade (com moderação). “A forma de consumo mais indicada é a in natura, mas se preferir pode ser ingerida por meio de geleia, em compotas, com iogurtes, etc. 

No caso da polpa congelada, a técnica consegue preservar boa parte dos compostos antioxidantes do produto; mas quando passam pelo processo de desidratação e secagem, (comparado ao das passas), podem perder parte da vitamina C, do betacaroteno e dos compostos antioxidantes, dependendo do processo usado”, garante. Motta complementa ao dizer que as berries podem ser consumidas nos preparos de sucos, chás, ou também por meio de cápsulas. 

“Embora saibamos que essas frutinhas devem estar em todas as refeições, de quatro a seis vezes ao dia, a quantidade dependerá do peso, estatura e gasto energético diário de cada um, portanto a avaliação de um profissional experiente é importantíssima para a indicação correta de consumo”, orienta a especialista.



Fonte: corpo a corpo

Postagens mais visitadas deste blog

MACA PERUANA E FERTILIDADE

Maca Peruana para melhorar a fertilidade?
Você já ouviu falar em Maca Peruana? Não! Pois bem, a Maca peruana é uma planta originária dos Andes, que parece um rabanete e cresce no alto das cordilheiras. Acredita-se que esta planta, cujas plantações sobrevivem em ambiente inóspito por cerca de 500 anos, tem uma boa ação como fortificante, revitalizante e aumenta a fertilidade das pessoas que a consome. Infelizmente ainda são poucos os estudos científicos comprovando os efeitos benéficos da Maca, entre eles estaria também o seu efeito como hipoglicemiante, tendo em vista que trata-se de uma planta rica em fibras. Segundo o endocrinologista Gustavo Gonzales, que tem a maioria dos artigos publicados sobre a maca, afirma que a planta tem realmente um bom potencial como afrodisíaco, mas que vai além, aumentando a contagem de espermatozoides nos machos e diminui a mortalidade dos embriões em fêmeas, ou seja, aumenta a FERTILIDADE. A maca é muito indicada para as pessoas que sofrem com a falta de…

DIETA DA GOJI BERRY EMAGRECE ATÉ 2 KILOS POR SEMANA : O NOVO SUPERALIMENTO DA MODA

Goji berry ajuda a queimar calorias / Foto: Shutterstock

Dieta da goji berry emagrece até 2 kg por semana
publicado em 30 de de agosto 2012 por Helena Dias Por Naiara Albuquerque
A goji berry ainda é uma novidade em terras tupiniquins, mas há milhares de anos a fruta é cultivada e adorada pelos orientais. Os chineses, por exemplo, gostam tanto dela que  organizam festivais anuais e até ergueram uma estátua em homenagem ao cultivo das árvores dagoji berry. O produto, originário da região sul da Ásia – China, Tibete e Índia –, começa a ganhar adeptos por aqui de olho nos componentes naturais que ajudam a queimar a gordura acumulada nas regiões dabarriga, da coxa, do bumbum e dos culotes, evitam o envelhecimento precoce da pele e ainda aumentam a imunidade. Com uma lista de propriedades enorme, ela se destaca pela alta concentração de vitaminas: cada 100 gramas, ou 1 xícara (chá), de goji seca contém 2.500 miligramas de vitamina C, uma quantidade 50 vezes maior que uma laranja. Para comprovar o…

AS MÚLTIPLAS FUNÇÕES DA MACA

Recém- chegada no Brasil, a Maca é o nutritivo superalimento dos Andes
e já está disponível na Mundo Verde
O elevado valor nutricional faz da Maca Peruana um poderoso superalimento, com alto teor de carboidratos, fibras, proteínas, lipídeos (ácido linolênico, ácido palmítico e ácido oleico), minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio e ferro, e vitaminas B1, B2, C e E. O tubérculo com formato semelhante ao do rabanete é um dos alimentos mais nutritivos que existem. “Os diversos nutrientes do Ginseng do Andes, como também é conhecido este superfood, atuam na prevenção e tratamento de algumas doenças”, afirma Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde. A maca é nativa do local com menos quantidade de vegetação e mais alto da Cordilheira dos Andes, extraída de uma altitude superior a 4 km, onde as temperaturas são extremas – com calor intenso pela manhã a noites frias com geadas e ventanias, e o oxigênio é escasso. Auxilia na prevenção e tratamento de doenças card…