Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA 6 ALIMENTOS EXÓTICOS QUE TURBINAM A DIETA E A SAÚDE

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

Conheça 6 superalimentos exóticos que turbinam a dieta e a saúde

Os super-alimentos dão boost no metabolismo, têm ação anti-inflamatória e anti-viral e ainda podem diminuir a mutação celular

Quem vive antenado com o mundo das dietas saudáveis está acostumado a ouvir falar dos superalimentos, ingredientes naturais que são riquíssimos em nutrientes e têm propriedades quase milagrosas. Alguns dos mais conhecidos são a chia, a quinoa e a couve, mas há muitos outros, que surpreendem não só pelo efeito no organismo quanto pela origem e aparência. Pedimos às nutricionistas Flávia Moraes e Simone Maia para selecionar alguns dos mais potentes - e exóticos - itens dos supermercados do mundo. Confira:

Teff
O teff é um tipo de grão pequenino cuja farinha, sem glúten, pode ser base para pães, biscoitos e bolos. Seu alto teor de fibras é o grande responsável pelo baixo índice glicêmico do grão, podendo auxiliar o controle do peso. É rico em minerais cálcio e fósforo, auxiliando na prevenção da osteoporose, recuperação muscular e melhorando também o desgaste mental. Entre os aminoácidos essenciais presentes, destaca-se a lisina, que tem propriedades antivirais e é muito eficaz para a osteoporose, pois ajuda a aumentar a absorção de cálcio.

Peixe-carvão (ou bacalhau negro)
De carne branca e tenra, o peixe-carvão ou bacalhau negro é um tipo de peixe de águas profundas e geladas, rico em ômega 3, que pode aumentar o metabolismo basal (ou seja, maior gasto de calorias pelo corpo). Tem alto poder anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares.

Cúrcuma
Cúrcuma, ou açafrão da terra, é riquíssimo em um fitoquímico, a curcumina, que tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, dificultando a mutação celular.
 

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

Postagens mais visitadas deste blog

DIETA DA GOJI BERRY EMAGRECE ATÉ 2 KILOS POR SEMANA : O NOVO SUPERALIMENTO DA MODA

Goji berry ajuda a queimar calorias / Foto: Shutterstock

Dieta da goji berry emagrece até 2 kg por semana
publicado em 30 de de agosto 2012 por Helena Dias Por Naiara Albuquerque
A goji berry ainda é uma novidade em terras tupiniquins, mas há milhares de anos a fruta é cultivada e adorada pelos orientais. Os chineses, por exemplo, gostam tanto dela que  organizam festivais anuais e até ergueram uma estátua em homenagem ao cultivo das árvores dagoji berry. O produto, originário da região sul da Ásia – China, Tibete e Índia –, começa a ganhar adeptos por aqui de olho nos componentes naturais que ajudam a queimar a gordura acumulada nas regiões dabarriga, da coxa, do bumbum e dos culotes, evitam o envelhecimento precoce da pele e ainda aumentam a imunidade. Com uma lista de propriedades enorme, ela se destaca pela alta concentração de vitaminas: cada 100 gramas, ou 1 xícara (chá), de goji seca contém 2.500 miligramas de vitamina C, uma quantidade 50 vezes maior que uma laranja. Para comprovar o…

MACA PERUANA E FERTILIDADE

Maca Peruana para melhorar a fertilidade?
Você já ouviu falar em Maca Peruana? Não! Pois bem, a Maca peruana é uma planta originária dos Andes, que parece um rabanete e cresce no alto das cordilheiras. Acredita-se que esta planta, cujas plantações sobrevivem em ambiente inóspito por cerca de 500 anos, tem uma boa ação como fortificante, revitalizante e aumenta a fertilidade das pessoas que a consome. Infelizmente ainda são poucos os estudos científicos comprovando os efeitos benéficos da Maca, entre eles estaria também o seu efeito como hipoglicemiante, tendo em vista que trata-se de uma planta rica em fibras. Segundo o endocrinologista Gustavo Gonzales, que tem a maioria dos artigos publicados sobre a maca, afirma que a planta tem realmente um bom potencial como afrodisíaco, mas que vai além, aumentando a contagem de espermatozoides nos machos e diminui a mortalidade dos embriões em fêmeas, ou seja, aumenta a FERTILIDADE. A maca é muito indicada para as pessoas que sofrem com a falta de…

SUPER-ALIMENTOS-ALIMENTAR-SE PARA REJUVENESCER-DAVID WOLFE

Por David Wolfe
Ontário - Canadá - Agosto 2010
Meu contato com o mundo da jardinagem usando pó de rochas moídas me mostrou pela primeira vez a conexão entre saúde, longevidade e minerais. A idéia básica é que a qualidade dos minerais determina a qualidade da consciência de quem vive e se alimenta dos produtos do solo. Se vivermos em um solo deficiente em minerais, então é provável que soframos de pensamentos deficientes em minerais. Na verdade, toda a população provavelmente sofre de inúmeras maneiras invisíveis, até que nos tornamos conscientes do "fator mineral" na saúde. Esta idéia alterou o sentido da minha vida. Eu estava ansioso, não só para experimentar novos alimentos que contivessem mais e melhores minerais, mas também impaciente para começar a cultivar alimentos em solos contendo todos os minerais necessários para uma vida saudável. Isso foi há 20 anos e o meu entusiasmo nunca tem diminuído. Eu estou mais animado com os minerais agora do que nunca antes. Durante min…