Pular para o conteúdo principal

SUPERALIMENTOS PREVINEM CÂNCER,INFLAMAÇÕES E COLESTEROL



Acaba de ser publicado na Europa um estudo sobre os 100 alimentos mais ricos em polifenóis. Estes superalimentos possuem bioflavonóides, compostos bioativos de origem vegetal, que têm propriedades anticâncer, anti-inflamatórias e antioxidantes.

O cravo-da-índia é o campeão com 15.000 mg de polifenóis por 100 g de produto .

A menta desidratada (12.000 mg/100 g) foi a segunda do ranking. O consumo diário ideal seria de 1 g de polifenóis, ou 5 gramas de menta.

O cacau em pó é o terceiro alimento com mais polifenóis. São 6.000 mg por 100 g de produto. Para consumir as necessidades diárias da substância, acrescente 16 gramas de cacau em pó na sua dieta.

 O quarto alimento que mais contém polifenóis não é muito conhecido no Brasil, o orégano mexicano desidratado tem 2.300 mg de polifenóis a cada 100g de orégano .

O chocolate escuro também é rico em polifenóis, que combatem os radicais livres, associados a doenças cardiovasculares e do envelhecimento. Os chocolates com mais de 70% de cacau são o quinto alimento com maior quantidade desta substância, em uma proporção de 1.664 mg a cada 100g.


 O primeiro polifenol a ser descoberto e divulgado foi o resveratrol, presente na casca de uvas escuras e também no vinho tinto,cujas principais propriedades são diminuir o colesterol 'ruim' e aumentar o colesterol 'bom' no sangue. Outro exemplo de polifenol do vinho com efeitos benéficos ao coração é a procianidina, um vasodilatador.

Alimentos como frutas vermelhas e cúrcuma também apresentam polifenóis com ações das mais variadas. No ocidente, o consumo habitual de polifenóis é de 23 mg por dia .

O chá verde é outro alimento rico em polifenóis, que previnem contra câncer, envelhecimento e doenças cardiovasculares. Para obter tais efeitos, são necessárias dosagens em torno de 1 g por dia da substância.

O alho e cebola são alimentos ricos em polifenóis. Atualmente, o banco de dados "phenol explorer database" é capaz de identificar cerca de 500 tipos de polifenóis diferentes em cerca de 400 alimentos

A curcumina, presente no condimento carril ou curry, funciona como um varredor de radicais livres, protegendo o nosso organismo de danos às moléculas de DNA, reduz a formação de citocinas inflamatórias e pode até, em alguns trabalhos experimentais, melhorar a recuperação após exercício físico intenso .

Já a quercetina, presente em romã, maçãs, pode melhorar a tolerância ao esforço através de um aumento na quantidade de mitocôndrias musculares e cerebrais em animais experimentais. Em humanos a quercetina pode ter um potente papel anti-tumores.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/03/12/

Postagens mais visitadas deste blog

DIETA DA GOJI BERRY EMAGRECE ATÉ 2 KILOS POR SEMANA : O NOVO SUPERALIMENTO DA MODA

Goji berry ajuda a queimar calorias / Foto: Shutterstock

Dieta da goji berry emagrece até 2 kg por semana
publicado em 30 de de agosto 2012 por Helena Dias Por Naiara Albuquerque
A goji berry ainda é uma novidade em terras tupiniquins, mas há milhares de anos a fruta é cultivada e adorada pelos orientais. Os chineses, por exemplo, gostam tanto dela que  organizam festivais anuais e até ergueram uma estátua em homenagem ao cultivo das árvores dagoji berry. O produto, originário da região sul da Ásia – China, Tibete e Índia –, começa a ganhar adeptos por aqui de olho nos componentes naturais que ajudam a queimar a gordura acumulada nas regiões dabarriga, da coxa, do bumbum e dos culotes, evitam o envelhecimento precoce da pele e ainda aumentam a imunidade. Com uma lista de propriedades enorme, ela se destaca pela alta concentração de vitaminas: cada 100 gramas, ou 1 xícara (chá), de goji seca contém 2.500 miligramas de vitamina C, uma quantidade 50 vezes maior que uma laranja. Para comprovar o…

MACA PERUANA E FERTILIDADE

Maca Peruana para melhorar a fertilidade?
Você já ouviu falar em Maca Peruana? Não! Pois bem, a Maca peruana é uma planta originária dos Andes, que parece um rabanete e cresce no alto das cordilheiras. Acredita-se que esta planta, cujas plantações sobrevivem em ambiente inóspito por cerca de 500 anos, tem uma boa ação como fortificante, revitalizante e aumenta a fertilidade das pessoas que a consome. Infelizmente ainda são poucos os estudos científicos comprovando os efeitos benéficos da Maca, entre eles estaria também o seu efeito como hipoglicemiante, tendo em vista que trata-se de uma planta rica em fibras. Segundo o endocrinologista Gustavo Gonzales, que tem a maioria dos artigos publicados sobre a maca, afirma que a planta tem realmente um bom potencial como afrodisíaco, mas que vai além, aumentando a contagem de espermatozoides nos machos e diminui a mortalidade dos embriões em fêmeas, ou seja, aumenta a FERTILIDADE. A maca é muito indicada para as pessoas que sofrem com a falta de…

AS MÚLTIPLAS FUNÇÕES DA MACA

Recém- chegada no Brasil, a Maca é o nutritivo superalimento dos Andes
e já está disponível na Mundo Verde
O elevado valor nutricional faz da Maca Peruana um poderoso superalimento, com alto teor de carboidratos, fibras, proteínas, lipídeos (ácido linolênico, ácido palmítico e ácido oleico), minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio e ferro, e vitaminas B1, B2, C e E. O tubérculo com formato semelhante ao do rabanete é um dos alimentos mais nutritivos que existem. “Os diversos nutrientes do Ginseng do Andes, como também é conhecido este superfood, atuam na prevenção e tratamento de algumas doenças”, afirma Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde. A maca é nativa do local com menos quantidade de vegetação e mais alto da Cordilheira dos Andes, extraída de uma altitude superior a 4 km, onde as temperaturas são extremas – com calor intenso pela manhã a noites frias com geadas e ventanias, e o oxigênio é escasso. Auxilia na prevenção e tratamento de doenças card…