Pular para o conteúdo principal

ZONAS AZUIS E O SEGREDO DA LONGEVIDADE



Durante sete anos, o pesquisador Dan Buettner, junto a um grupo de cientistas e demógrafos realizou uma pesquisa para NatGeo para desentranhar os segredos das chamadas Zonas azuis', regiões do planeta cuja população se destaca por sua longevidade.


Idosa de Okinawa
Kame Ogido, de 89 anos, inspeciona algas marinhas que fazem parte de sua dieta vegetariana de baixa calorias.
As quatro zonas do mundo onde se concentram um maior numero de pessoas que supera os 100 anos:
  1. Na Sardenha, Itália, existe a maior concentração de centenários a nível mundial, a maioria de homens que tem como hábito diário tomar dois copos de vinho.
  2. Nas ilhas de Okinawa, Japão, vivem as mulheres mais idosas do mundo. Elas desfrutam de extraordinária saúde, com a maior expectativa de vida do mundo. Os habitantes padecem 5 vezes menos de câncer do pulmão e do colo e 6 vezes menos de doenças cardiovasculares em relação aos norte-americanos. Os índices de obesidade são muito baixos e têm uma grande mobilidade física em idades avançadas.
  3. Em Loma Linda, Califórnia, os pesquisadores estudam um grupo de adventistas do sétimo dia, as estrelas da longevidade nos Estados Unidos. Comem muitas verduras, têm boas relações familiares e dedicam estritamente um dia para o descanso. Um adventista vive em média 11 anos a mais que o resto dos homens estadunidenses.
  4. A península de Nicoya, um enclave paradisíaco na Costa Rica. Ali os habitantes comem muitas frutas, e cereais ricos em antioxidantes. É considerada a maior zona azul do mundo, ou seja, o local onde vivem mais pessoas acima dos 100 anos.
Todas as zonas têm algumas características em comum, certas pautas básicas: mantém uma dieta leve a base de vegetais, uma atividade física de baixa intensidade e de maneira regular, grandes amizades, e veem um propósito na vida. Também é importante afastar estar distante dos ruídos.

Na seguinte magnífica palestra TED, Dan Buettner conta os 9 hábitos alimentícios e o estilo de vida que devemos manter para superar os 100 anos. Para ver as legendas em Português, você já sabe, Clique em View Subtitles e escolha o idioma:







Fonte: Newsweek.com;

Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=11644#ixzz2UJSSOYKP

Postagens mais visitadas deste blog

DIETA DA GOJI BERRY EMAGRECE ATÉ 2 KILOS POR SEMANA : O NOVO SUPERALIMENTO DA MODA

Goji berry ajuda a queimar calorias / Foto: Shutterstock

Dieta da goji berry emagrece até 2 kg por semana
publicado em 30 de de agosto 2012 por Helena Dias Por Naiara Albuquerque
A goji berry ainda é uma novidade em terras tupiniquins, mas há milhares de anos a fruta é cultivada e adorada pelos orientais. Os chineses, por exemplo, gostam tanto dela que  organizam festivais anuais e até ergueram uma estátua em homenagem ao cultivo das árvores dagoji berry. O produto, originário da região sul da Ásia – China, Tibete e Índia –, começa a ganhar adeptos por aqui de olho nos componentes naturais que ajudam a queimar a gordura acumulada nas regiões dabarriga, da coxa, do bumbum e dos culotes, evitam o envelhecimento precoce da pele e ainda aumentam a imunidade. Com uma lista de propriedades enorme, ela se destaca pela alta concentração de vitaminas: cada 100 gramas, ou 1 xícara (chá), de goji seca contém 2.500 miligramas de vitamina C, uma quantidade 50 vezes maior que uma laranja. Para comprovar o…

MACA PERUANA E FERTILIDADE

Maca Peruana para melhorar a fertilidade?
Você já ouviu falar em Maca Peruana? Não! Pois bem, a Maca peruana é uma planta originária dos Andes, que parece um rabanete e cresce no alto das cordilheiras. Acredita-se que esta planta, cujas plantações sobrevivem em ambiente inóspito por cerca de 500 anos, tem uma boa ação como fortificante, revitalizante e aumenta a fertilidade das pessoas que a consome. Infelizmente ainda são poucos os estudos científicos comprovando os efeitos benéficos da Maca, entre eles estaria também o seu efeito como hipoglicemiante, tendo em vista que trata-se de uma planta rica em fibras. Segundo o endocrinologista Gustavo Gonzales, que tem a maioria dos artigos publicados sobre a maca, afirma que a planta tem realmente um bom potencial como afrodisíaco, mas que vai além, aumentando a contagem de espermatozoides nos machos e diminui a mortalidade dos embriões em fêmeas, ou seja, aumenta a FERTILIDADE. A maca é muito indicada para as pessoas que sofrem com a falta de…

AS MÚLTIPLAS FUNÇÕES DA MACA

Recém- chegada no Brasil, a Maca é o nutritivo superalimento dos Andes
e já está disponível na Mundo Verde
O elevado valor nutricional faz da Maca Peruana um poderoso superalimento, com alto teor de carboidratos, fibras, proteínas, lipídeos (ácido linolênico, ácido palmítico e ácido oleico), minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio e ferro, e vitaminas B1, B2, C e E. O tubérculo com formato semelhante ao do rabanete é um dos alimentos mais nutritivos que existem. “Os diversos nutrientes do Ginseng do Andes, como também é conhecido este superfood, atuam na prevenção e tratamento de algumas doenças”, afirma Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde. A maca é nativa do local com menos quantidade de vegetação e mais alto da Cordilheira dos Andes, extraída de uma altitude superior a 4 km, onde as temperaturas são extremas – com calor intenso pela manhã a noites frias com geadas e ventanias, e o oxigênio é escasso. Auxilia na prevenção e tratamento de doenças card…