Pular para o conteúdo principal

AÇAÍ - O SUPER FRUTO

 

Açaí - O Super-Fruto
 
 
 
Açaí - o super-antioxidante vindo da Amazónia.
Quem é que ainda não ouviu falar sobre as propriedades impressionantes ao Açaí ?

O fruto Açaí provém de uma palmeira chamada Açaizeiro (Euterpe oleracea), principalmente encontrada na Amazónia, sendo uma importante fonte de trabalho e rendimento para os povos localizados na sua zona de origem.

Este fruto, muitas vezes apelidado de Super-Fruto, é um verdadeiro campeão da saúde.

Propriedades do Açaí 
O Açaí é uma planta cada vez mais estudada em Universidades de renome. Desde já existem estudos que fundamentam cada vez mais as propriedades do Açai para o melhoramento da saúde cardiovascular, tanto a nível da pressão arterial como na normalização de níveis de colesterol, glicose e triglicéridos, como também realçam as propriedades antioxidante e anti inflamatório do fruto.

Altamente antioxidante
O índice antioxidante é medido pela capacidade ORAC (Oxygen Radical Absorption Capacity - Capacidade de Absorção de Radicais de Oxigénio). Este teste foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Envelhecimento e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em 1992. Desde o seu desenvolvimento, o teste foi validado por outros cientistas como método capaz de determinar a capacidade antioxidante.

Todos os frutos e vegetais disponíveis nos Estados Unidos foram testados relativamente ao seu índice ORAC. A USDA declarou que o fruto com mais potencial ORAC tinha sido até à data o cranberry, que obteve um valor de 95. No entanto, e após os devidos testes, o Açaí obteve um valor de 1027 no teste ORAC, fazendo com que o Açaí é o fruto com maior capacidade antioxidante alguma vez testado.

Antocianinas
Um dos responsáveis pelo alto índice ORAC encontrado no Açaí é a quantidade de antocianinas que este fruto dispõe. As antocianinas são pigmentos que fazem partedo grupo dos bioflavonoides, responsável pela produção de cores que vão desde o vermelho-alaranjado, ao vermelho vivo, roxo e azul.

As antocianinas protegem as plantas, flores e frutos principalmente contra os raios ultra-violetos e evitam a produção de radicais livres. O principal interesse das antocianinas é que esta sua propriedade de protecção é transmitido também a quem consome este tipo de frutos. É devido a antocianina que é aconselhado o consumo moderado de vinho tinto, no entanto o Açaí contém 33 vezes mais antocianinas que a uva !

A Lenda do Açaí
Conta-se que na zona onde se encontra principalmente o Açaí, vivia há muito tempo uma tribo numerosa. No entanto, na altura, esta tribo foi afligida por uma época de fome tão grande que o chefe da tribo ordenou que todos os recém-nascidos fossem mortos à nascença porque não havia como sustentar todos os membros da tribo. Assim aconteceu também quando nasceu a neta do chefe da tribo.

A mãe, Iaça, rezou aos deuses para que estes pudessem mostrar uma solução ao chefe da tribo para acabar com a matança das crianças. Uma noite, pensou ver a sua filha ao pé duma palmeira alta e esguia, carregada de pequenos frutos roxos, com um sorriso na cara. Correu para a sua filha mas no momento em que quis abraça-la, este desapareceu.

No outro o dia, o chefe da tribo encontrou Iaça morta, abraçada à palmeira, com um sorriso na cara. Ordenou que se retirasse todos os frutos da palmeira e que se fizesse um vinho em honra de Iaça. Deu a este vinho o nome de Açaí em honra a sua filha e a partir daí conseguia sempre alimentar o seu povo, acabando com a matança. O fruto também é conhecido pelo nome indígena de “iça-çai”, “a fruta que chora”.

Informação Nutricional
Cada 100g de polpa de Açaí contém aproximadamente:

Calorias: 349 Kcal
Proteínas: 13g
Hidratos de Carbono: 36g
Lípidos: 17g
Fibras: 34g
Sódio: 56,4mg
Cálcio: 286mg
Ferro: 26mg
Fósforo: 227mg
Potássio: 932mg
Magnésio: 174mg
Vitamina C: 17mg
Vitamina E: 45mg

Fonte:
http://www.jardimverde.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=220&Itemid=42

Postagens mais visitadas deste blog

MACA PERUANA E FERTILIDADE

Maca Peruana para melhorar a fertilidade?
Você já ouviu falar em Maca Peruana? Não! Pois bem, a Maca peruana é uma planta originária dos Andes, que parece um rabanete e cresce no alto das cordilheiras. Acredita-se que esta planta, cujas plantações sobrevivem em ambiente inóspito por cerca de 500 anos, tem uma boa ação como fortificante, revitalizante e aumenta a fertilidade das pessoas que a consome. Infelizmente ainda são poucos os estudos científicos comprovando os efeitos benéficos da Maca, entre eles estaria também o seu efeito como hipoglicemiante, tendo em vista que trata-se de uma planta rica em fibras. Segundo o endocrinologista Gustavo Gonzales, que tem a maioria dos artigos publicados sobre a maca, afirma que a planta tem realmente um bom potencial como afrodisíaco, mas que vai além, aumentando a contagem de espermatozoides nos machos e diminui a mortalidade dos embriões em fêmeas, ou seja, aumenta a FERTILIDADE. A maca é muito indicada para as pessoas que sofrem com a falta de…

DIETA DA GOJI BERRY EMAGRECE ATÉ 2 KILOS POR SEMANA : O NOVO SUPERALIMENTO DA MODA

Goji berry ajuda a queimar calorias / Foto: Shutterstock

Dieta da goji berry emagrece até 2 kg por semana
publicado em 30 de de agosto 2012 por Helena Dias Por Naiara Albuquerque
A goji berry ainda é uma novidade em terras tupiniquins, mas há milhares de anos a fruta é cultivada e adorada pelos orientais. Os chineses, por exemplo, gostam tanto dela que  organizam festivais anuais e até ergueram uma estátua em homenagem ao cultivo das árvores dagoji berry. O produto, originário da região sul da Ásia – China, Tibete e Índia –, começa a ganhar adeptos por aqui de olho nos componentes naturais que ajudam a queimar a gordura acumulada nas regiões dabarriga, da coxa, do bumbum e dos culotes, evitam o envelhecimento precoce da pele e ainda aumentam a imunidade. Com uma lista de propriedades enorme, ela se destaca pela alta concentração de vitaminas: cada 100 gramas, ou 1 xícara (chá), de goji seca contém 2.500 miligramas de vitamina C, uma quantidade 50 vezes maior que uma laranja. Para comprovar o…

AS MÚLTIPLAS FUNÇÕES DA MACA

Recém- chegada no Brasil, a Maca é o nutritivo superalimento dos Andes
e já está disponível na Mundo Verde
O elevado valor nutricional faz da Maca Peruana um poderoso superalimento, com alto teor de carboidratos, fibras, proteínas, lipídeos (ácido linolênico, ácido palmítico e ácido oleico), minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio e ferro, e vitaminas B1, B2, C e E. O tubérculo com formato semelhante ao do rabanete é um dos alimentos mais nutritivos que existem. “Os diversos nutrientes do Ginseng do Andes, como também é conhecido este superfood, atuam na prevenção e tratamento de algumas doenças”, afirma Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde. A maca é nativa do local com menos quantidade de vegetação e mais alto da Cordilheira dos Andes, extraída de uma altitude superior a 4 km, onde as temperaturas são extremas – com calor intenso pela manhã a noites frias com geadas e ventanias, e o oxigênio é escasso. Auxilia na prevenção e tratamento de doenças card…