Pular para o conteúdo principal

CIENTISTAS DESCOBREM QUE O MORANGO CONSEGUE PROTEGER A PELE DOS RAIOS UVA


Loções protetoras feitas a partir de morangos poderão, em breve, estar à venda depois da descoberta que a fruta protege de queimaduras solares.

Cientistas descobrem que o morango consegue proteger a pele dos raios UVA 

O extrato de morango atua como protetor natural contra a excessiva radiação ultravioleta, reduzindo os danos na pele após se expor ao sol.
Pesquisadores italianos e espanhóis afirmam que a descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novos filtros solares utilizando morango na composição. 
Maurizio Battino, líder do estudo e professor na Politecnia Universita delle Marche, na Itália, disse: “Temos verificado o efeito do extrato do morango contra os danos celulares provocados por raios UVA.
Os estudos prepararam culturas com células epiteliais humanas em meio com baixíssimas concentrações do extrato da fruta. As amostras foram expostas em luz ultravioleta em doses equivalentes a 90 minutos de um sol do meio-dia na Riviera Francesa.
Os dados confirmaram que o extrato de morango possui propriedades fotoprotetoras,  aumentando a resistência das células à radiação UVA.

Protetores solares devem proteger contra raios UVA e UVB – ambos os tipos causam queimaduras e aumentam o risco de câncer de pele.

Os raios UVA são menos poderosos que os UVB, mas penetram em maior profundidade na pele, aumentando o envelhecimento precoce. O UVB é absorvido pelas camadas superiores, liberando substâncias químicas que causam dor, inchaço e vermelhidão.
O fator de proteção solar, conhecido como FPS, é uma medida da quantidade de proteção em relação ao UVB. No Reino Unido e em vários países, a quantidade de proteção contra os raios UVA é dada através de estrelas, geralmente abaixo do FPS.
Os cientistas ainda acreditam que este é o primeiro passo para determinar os benefícios na ingestão do morango. Segundo a pesquisa, compostos chamados antocianinas encontrados em pigmentos das folhas, flores e frutos do morangueiro, são os verdadeiros responsáveis pelo efeito protetor.
Os resultados do estudo foram publicados no Journal of Agricultural Food Chemistry. 

Fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/beleza/1955-cientistas-descobrem-que-o-morango-consegue-proteger-a-pele-dos-raios-uva

Postagens mais visitadas deste blog

DIETA DA GOJI BERRY EMAGRECE ATÉ 2 KILOS POR SEMANA : O NOVO SUPERALIMENTO DA MODA

Goji berry ajuda a queimar calorias / Foto: Shutterstock

Dieta da goji berry emagrece até 2 kg por semana
publicado em 30 de de agosto 2012 por Helena Dias Por Naiara Albuquerque
A goji berry ainda é uma novidade em terras tupiniquins, mas há milhares de anos a fruta é cultivada e adorada pelos orientais. Os chineses, por exemplo, gostam tanto dela que  organizam festivais anuais e até ergueram uma estátua em homenagem ao cultivo das árvores dagoji berry. O produto, originário da região sul da Ásia – China, Tibete e Índia –, começa a ganhar adeptos por aqui de olho nos componentes naturais que ajudam a queimar a gordura acumulada nas regiões dabarriga, da coxa, do bumbum e dos culotes, evitam o envelhecimento precoce da pele e ainda aumentam a imunidade. Com uma lista de propriedades enorme, ela se destaca pela alta concentração de vitaminas: cada 100 gramas, ou 1 xícara (chá), de goji seca contém 2.500 miligramas de vitamina C, uma quantidade 50 vezes maior que uma laranja. Para comprovar o…

MACA PERUANA E FERTILIDADE

Maca Peruana para melhorar a fertilidade?
Você já ouviu falar em Maca Peruana? Não! Pois bem, a Maca peruana é uma planta originária dos Andes, que parece um rabanete e cresce no alto das cordilheiras. Acredita-se que esta planta, cujas plantações sobrevivem em ambiente inóspito por cerca de 500 anos, tem uma boa ação como fortificante, revitalizante e aumenta a fertilidade das pessoas que a consome. Infelizmente ainda são poucos os estudos científicos comprovando os efeitos benéficos da Maca, entre eles estaria também o seu efeito como hipoglicemiante, tendo em vista que trata-se de uma planta rica em fibras. Segundo o endocrinologista Gustavo Gonzales, que tem a maioria dos artigos publicados sobre a maca, afirma que a planta tem realmente um bom potencial como afrodisíaco, mas que vai além, aumentando a contagem de espermatozoides nos machos e diminui a mortalidade dos embriões em fêmeas, ou seja, aumenta a FERTILIDADE. A maca é muito indicada para as pessoas que sofrem com a falta de…

AS MÚLTIPLAS FUNÇÕES DA MACA

Recém- chegada no Brasil, a Maca é o nutritivo superalimento dos Andes
e já está disponível na Mundo Verde
O elevado valor nutricional faz da Maca Peruana um poderoso superalimento, com alto teor de carboidratos, fibras, proteínas, lipídeos (ácido linolênico, ácido palmítico e ácido oleico), minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio e ferro, e vitaminas B1, B2, C e E. O tubérculo com formato semelhante ao do rabanete é um dos alimentos mais nutritivos que existem. “Os diversos nutrientes do Ginseng do Andes, como também é conhecido este superfood, atuam na prevenção e tratamento de algumas doenças”, afirma Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde. A maca é nativa do local com menos quantidade de vegetação e mais alto da Cordilheira dos Andes, extraída de uma altitude superior a 4 km, onde as temperaturas são extremas – com calor intenso pela manhã a noites frias com geadas e ventanias, e o oxigênio é escasso. Auxilia na prevenção e tratamento de doenças card…