ENTENDA COMO A DIETA DETOX AJUDA A PURIFICAR NOSSO CORPO E O ORGANISMO

Detox frutas e legumes euatleta (Foto: IStock Getty Images)

Determinadas frutas e legumes podem ajudar no processo detox no corpo. Experimente-as! (Foto: IStock Getty Images)

Entenda como a dieta detox ajuda a purificar nosso corpo e o organismo

É um processo metabólico fundamental e contínuo que nos protege de moléculas causadores de doenças. Especialista destaca o papel dos genes nesta evolução


O detox é mais que uma simples dieta, é um processo metabólico fundamental e contínuo que protege o corpo de moléculas que podem causar doenças. Após o longo período de férias e feriado, muitos voltam à rotina normal, o que inclui também a rotina de alimentação e atividade física. Algo que muitas vezes faz parte desse retorno é o detox. Com o objetivo de purificar o corpo após os excessos desse período, muitas vezes as pessoas procuram esse tipo de dieta. O processo de "detoxificação" do organismo é algo muito mais complexo. Muitos genes participam desse processo, que ocorre de maneira constante no organismo.

Por que realizar uma dieta detox?
Hoje existem diversos protocolos, muitos com objetivos diversos. Como constantemente o corpo está exposto a uma série de "estressores", como poluição, aditivos químicos, hormônios, pesticidas entre outros, é interessante que se faça de tempos em tempos um processo de purificação, ou melhor, que se minimizem os fatores de agressão para que o corpo consiga trabalhar melhor.

No período de férias além dos fatores ambientais existentes, os excessos na alimentação também contribuem para uma diminuição na eficiência do fígado no processo de eliminação das substâncias indesejáveis.

Mulher  comendo uva (Foto: Getty Images)Uva é boa opção pelo alto efeito antioxidante do seu micronutriente, o resveratrol (Foto: Getty Images)
Antes de realizar uma dieta detox é importante analisar se ela cumpre o objetivo de realmente facilitar a eliminação. Esse processo está dividido em duas fases:

Fase 1: produz radicais livres que podem ser prejudiciais. Por isso, os alimentos ricos em antioxidantes são muito importantes para que esse processo seja otimizado.

- O resveratrol, encontrado na uva é uma boa opção de micronutriente com alto efeito antioxidante
- Brócolis, couve de bruxelas e repolho contém moléculas que facilitam a detoxificação
- Laranjas e tangerinas, que também fornecem o suporte de vitamina C
- Dieta rica em proteínas com baixo teor de gorduras saturadas
- O ideal é evitar também a cafeína e o álcool, pois são metabolizados pelos mesmos genes que muitas das substâncias tóxicas.

Fase 2: também conhecida como fase de conjugação. Nessa fase são adicionadas moléculas que facilitam a eliminação das substância tóxicas
. Nessa fase, nutrientes como a taurina, a cisteína, glicina, colina e inositol, potencializam a capacidade de eliminação das substâncias indesejáveis do organismo.

O principal é perceber que cada organismo é único, e que uma dieta de detox pode auxiliar muito para aumentar o bem estar e qualidade de vida, só deve ser feita da maneira correta, e deve-se ter em mente que esse é um processo natural do corpo, mas que pode ser potencializado.
Fonte:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2017/03/entenda-como-dieta-detox-ajuda-purificar-nosso-corpo-e-organismo.html

Comentários